SEMINÁRIOS DE PROJETO

Orientações Projeto

Passos para elaborar projeto
  • Tema/eixo temático
           O assunto que deseja desenvolver, pesquisar. O tema é amplo, a partir dele que é feita a delimitação. Exemplos: saúde, meio ambiente, tecnologia, literatura.
  • Delimitação do tema: especificar o que vai ser trabalhado dentro do tema = subtemas.
  • Problemas – o que terá que ser resolvido, questionamento, sempre em forma de pergunta, apenas uma única pergunta, bem ampla.
OBJETIVOS
    Uma vez apresentado o tema, a pergunta chave para este item é "o que se pretende pesquisar?, isto é, que objetivos se pretende alcançar. É necessário, pois, esclarecer o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa, ou seja, visa explicitar qual é a sua intenção – o que ele almeja estudar/pesquisar Enfim, objetivo é sinônimo de meta, fim.
 Os objetivos de uma pesquisa são:
  • Descrever um fato ou fenômeno;
  • Descobrir a causa ou os efeitos de um fenômeno; 
  • Estabelecer relações entre variáveis ou entre fenômenos;
  • Elaborar diagnóstico de uma situação;
  •  Elaborar um mapeamento.
  • Objetivos – o porquê do trabalho/pesquisa, o que se pretende alcançar. Inicia-se sempre com verbo. Pode ser: Geral e específicos.
  • Objetivo geral- está ligado a uma visão global do tema.
Ex: Analisar o comportamento do homem em relação ao uso da água, um recurso que recobre boa parte de do planeta (¾) e se encontra ameaçado.
  • Específico – especifica as diversas ações que serão realizadas.
Exemplos: Analisar a distribuição da água no planeta e no Brasil. 
Compreender a importância da água para a sobrevivência das espécies.
Identificar as principais doenças relacionadas com a água
        Ao estabelecer os objetivos, deve-se ter cuidado para não prever algo muito grandioso, universal ou genérico demais, porque o trabalho é monográfico: sobre um só tema, um só problema. Assim, objetivos menores podem influenciar para boas contribuições. Objetivos grandiosos podem resultar em algo pouco significativo.
    Exemplos de Verbos para a elaboração dos objetivos do projeto:

    JUSTIFICATIVA
        A pergunta chave deste item é "por que esta pesquisa deve ser realizada?"
        A justificativa pode ser redigida a partir de algumas perguntas como, por exemplo:
    • Que benefício poderá trazer à comunidade com a divulgação do trabalho? (relevância social);
    •  O que levou o pesquisador a escolher esse tema? (interesse);
        Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A justificativa manifesta a importância do tema a ser estudado, ou exalta a necessidade de se levar a efeito tal pesquisa.



    Ex: A temática água está presente em muitas das discussões mundiais, devido a sua grande importância para a sobrevivência de toda e qualquer espécie, e também por estar sendo desperdiçada e recebendo altíssimos índices de poluição.  Sendo ela um dos elementos de maior importância para todas as formas de vida na Terra. Ela está presente em todos os organismos vivos, em conjunto com uma infinidade de outras substâncias. ................

    REFERENCIAL TEÓRICO  
    Trata-se do levantamento na literatura (livros, artigos científicos, sites oficiais)  que versam sobre o tema proposto. É a base que sustenta qualquer pesquisa científica. Antes de avançar, é necessário conhecer o que já foi desenvolvido por outros pesquisadores. Assim, o estudo da literatura, contribui em muitos sentidos: definição dos objetivos do trabalho, construções teóricas, planejamento da pesquisa, comparações e validação.
    (O que já foi escrito sobre o tema?) Neste capítulo você realizará uma análise comentada do que já  foi escrito sobre o tema de sua pesquisa procurando mostrar  os pontos de vista convergentes e divergentes dos autores. Procure mostrar os enfoques recebidos pelo tema na literatura  publicada (em livros e periódicos) e disponibilizada na Internet.
    • Metodologia-  Modo de obtenção dos dados que sustentarão a pesquisa: através de leitura de obras, fichamento de dados, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo – quem? Nº de pessoas?, nº de perguntas? Definir se é pesquisa qualitativa ou quantitativa.
    METODOLOGIA
        Neste tópico deve-se especificar o tipo de pesquisa. A pergunta chave que deve ser respondida aqui é "como será realizada a pesquisa?" Neste item deve ser esboçada a trajetória que o pesquisador seguirá ao longo do desenvolvimento de sua pesquisa. Para tanto é preciso destacar: 
    1) os critérios de seleção e a localização das fontes de informação; 
    2) os métodos e técnicas utilizados para a coleta de dados; 

    CRONOGRAMA
        Cronograma é o instrumento utilizado para se prever a execução das fases do trabalho de pesquisa, ou seja, é onde se demonstra o tempo necessário para desenvolver cada etapa ao longo do período estipulado para o desenvolvimento da pesquisa. Cada etapa pode ser discriminada em meses ou semanas.

    Bibliografia
     ORIENTAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA.
     http://www.unicep.edu.br/cursos/matematicalicen/docs_aulas/Manual_TCC.pdf
    http://www.saolucas.edu.br/repositorio/MANUAL_DE_ELABORACAO_DE_PROJETOS-_NUTRICAO_ATUALIZADO.pdf

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Candidatos a vereador do PDT em Eunápolis estão com Robério Oliveira

    ENEM- Inscrições até dia 19 de Maio Provas em 5 e 12 de Novembro